conteudos

logo inovacao
Cimeira Nacional AgroInovação 2022
11 e 12 de outubro
CNEMA – Centro Nacional de
Exposições e Mercados Agrícolas
Cimeira Nacional AgroInovação 2022
11 e 12 de outubro
CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas

Herdade do Monte de Santo Isidro - Samora Correia

Anfitrião: José Pereira Palha

Sobre: A herdade Monte de Santo Isidro tem uma área de 475 hectares, estando parte da zona de produção integrada na ZPE da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Combina uma área de Montado com exploração extensiva de gado de raças autóctones (bovinos de raça Brava e equinos Puro Sangue Lusitano) e uma área de agricultura intensiva económica e ambientalmente sustentável.

Temas: Cereais

Projetos em apresentação: 

  • Projeto Segunda Via – O projeto envolve o conhecimento dos serviços de ecossistema existentes e o desenvolvimento de infraestruturas ecológicas, reabilitando habitats e a biodiversidade, criando um impacto positivo na exploração. Trata-se da resposta do promotor no sentido de tornar a sua exploração ambientalmente responsável, capitalizar o extenso capital natural existente na exploração agrícola e simultaneamente contribuir para que possa ser amplamente replicado na região (zona envolvente do estuário do Tejo), e no país.
  • Projeto BPA.Eco – O projeto pretende Identificar, quantificar e divulgar boas práticas que promovam os serviços dos ecossistemas nos sistemas extensivos de sequeiro e/ou de regadio deficitário ou complementar, nomeadamente em explorações agrosilvopastoris.
  • Projeto Regadio de Precisão – A iniciativa responde à oportunidade de criação de competências para a prática de VRI, com claros benefícios no uso eficiente de fatores de produção, em especial da água/energia de rega, permitindo a maximização da exploração em regadio e a competitividade do setor.
  • Projeto aQuacer – O projeto procura promover o uso eficiente da água nas culturas dos cereais através da organização de dez ações de demonstração específicas para cada tipo de cultura e adaptadas às regiões onde predomina o seu cultivo. Em paralelo, estas entidades têm por objetivo traçar o perfil dos regantes do setor cerealífero. No final do projeto será organizada uma Conferência de balanço e apresentação das principais conclusões e linhas de atuação futuras.

Poster da visita de campo (pdf)

Outras Visitas de Campo